A UFSB no caminho pela busca da equidade

Imagem: Vilmar Oliveira (www.educacao.uol.com.br)

    Na aula do dia 04/03/2021 ministrada pelo professor Joel Felipe do componente de Universidade e Sociedade ocorreram diversas discussões. Um dos assuntos que chamou  mais a minha  atenção foi a forma de ensino da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o seu método de ingresso.
A UFSB inspira-se no modelo de ensino de Anísio Teixeira, o plano de ensino da universidade possui projetos de interdisciplinaridade e sustentabilidade. A estrutura curricular da universidade é dividida em ciclos que oferecem certificação ao final de cada um deles e permitindo a flexibilização. Segundo o jornal correio 24 horas, a universidade reserva em média 75% de suas vagas para cotistas, contemplando os estudantes de escolas públicas, de baixa renda, negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência a ingressar no ensino superior.
Concluir-se que a Universidade faz jus à palavra equidade pois, consegue perceber que nem todos possuem as mesmas condições. Sendo assim, torna possível o sonho de cursar o ensino superior a todos de forma justa.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dependência dos aparelhos tecnológicos

Falta de interesse ou falta de investimento?