Falta de interesse ou falta de investimento?

Arte: Folha de S. Paulo

        Na aula do 23 de março trabalhamos com um vídeo da Folha de São Paulo de 2012 que realizou uma pesquisa na época. O estudo teve como base cinco critérios para expor qual a melhor e pior universidade do país na época. Assim, ao fazer algumas análises podemos entrar em várias discussões.
        O cinco parâmetros utilizados pela Folha de São Paulo foram a qualidade de ensino, avaliação de mercado, inovação, pesquisa acadêmica e internacionalização. No decorrer do vídeo foi citado que há uma divergência entre qualidade de ensino e a avaliação de mercado, pelo que eu pude perceber isso ocorre pela falta de investimento em pesquisa acadêmica pois, o investimento está interligado em diversos fatores. Outro ponto de destaque é a fala do reitor da Universidade Estadual de Roraima fala que quando uma pessoa quer fazer qualquer coisa até embaixo de um cajueiro faz que não precisa esperar estrutura para realizar basta chegar lá e realizar. Só que a própria universidade não foi citada nem pelos professores da própria instituição e muito menos pelos pesquisadores da região, então como essa academia vai ser reconhecida e como ela vai ganhar investimento? Será que é realmente a falta de interesse que tem como desculpas a falta de investimento? Ou por conseguir realizar algo sem uma “estrutura” adequada? 
        Podemos perceber que em qualquer um dos parâmetros que analisarmos sempre vai vim o assunto de investimento e isso pode ser preocupante. Quando os estudantes têm interesse de ingressar em uma universidade eles olham principalmente o que a universidade tem a lhe proporcionar e isso pode gerar interesse ou desinteresse. 



Comentários

  1. Anna Mel: parece que estamos caminhando sobre uma Fita de Moebius (https://www.bbc.com/portuguese/geral-45659225): não há investimento, não há reconhecimento, não há investimento... O que fazer para garantir mais e melhores universidades em todos os lugares no Brasil?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dependência dos aparelhos tecnológicos

A UFSB no caminho pela busca da equidade