Desconstrução da hierarquização

  

Site:
tutormundi.com/blog/papel-do-professor-no-ensino-hibrido/

 
    Na aula do dia 13 de abril trabalhamos o livro Pedagogia da Autonomia do autor Paulo Freire. O professor Joel aplicou a didática de um livro em um dia, cada grupo fica responsável pela leitura de um capítulo e cada grupo apresenta o que foi interpretado e ao final das apresentações discutimos o livro inteiro.

        O livro como o próprio nome já diz é voltado para a educação. Paulo Freire faz uma crítica ao modelo de ensino falando principalmente que não se transfere conhecimento você constrói. E para essa mudança ocorrer é necessário uma desconstrução, pois ele diz que existem muitos educadores críticos e progressistas que são igualmente educadores conservadores. Nessa perspectiva, todos os educadores que estarão passando por essa experiência irão aprender uns com os outros isso irá ajudar principalmente a perceber que eles não possuem todo o conhecimento. Dessa maneira, vai ser possível perceber que eles estão em constante aprendizado e assim, diminuindo a hierarquização na sala de aula.

        Nesse processo de desconstrução, os docentes irão perceber que possuíam conhecimento específico em uma determinada área e irão notar que aprendem muitos com os discentes. Por mais que esteja quebrado a hierarquização deve haver o respeito de ambos os lados por mais que o ponto de vista seja divergente. Desse modo, se não buscamos, não adquirimos como o próprio Paulo Freire disse, não existe  ensino sem pesquisa e não existe pesquisa sem ensino. Assim, quando você ensina estará aprendendo e também ajudando uma pessoa a construir um conhecimento.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dependência dos aparelhos tecnológicos

Falta de interesse ou falta de investimento?

A UFSB no caminho pela busca da equidade